terça-feira, 2 de outubro de 2012

Gilberto Cunha - Candidato pequeno X Mania de grandeza




É um candidato totalmente bem intencionado. Parece ter gana de mudar a mente, os processos da câmara e o jeito de governar (O povo no poder).
Estou estudando os candidatos e resolvi, por alguns dias, escrever.

O Sr. Gilberto Cunha, encontra dificuldades para fazer sua campanha e aproveita as mídias espontâneas para fazer suas colocações, que causam estranhesa pela cultura que criamos em nossa cidade, que é a mania de grandeza.
"Não abro mão do meu sustento" Disse o Professor de História e candidato a prefeito Gilberto Cunha ao Jornal Correio.
Eu, Maurity, digo que o Uberlandense (e eu sou uberlandense) já está acostumado com os "Elefantes Brancos", como eram chamados, antigamente, o Estádio joão Havelange e o prédio do Fórum, por exemplo. O Uberlândense está habituado a passar por viadutos, pontes novas e avenidas com 5 faixas (porém sem retornos), está habituado a ser cidade pólo, em ter o "melhor transporte público", em ser exemplo em urbanismo, ter a melhor água tratada do Brasil, etc. O povo com mania de grandeza está calejado e mal acostumado, mas chega a ficar cego, mesmo pegando o mesmo ônibus lotado todos os dias, mesmo não tendo asfalto na rua de sua casa (tem isso em Uberlândia, sabia?), mesmo ganhando pouco.

A grande dificuldade do candidato Gilberto Cunha é a utilização de uma linguagem ultrapassada (encaro até como medonha). O povo uberlandense é muito conservador para sair às ruas e protestar, entrar na câmara e votar seu próprio futuro, é pouco envolvido em questões políticas - isso é ferramenta de minoria!
Ele tem propostas que nunca seriam aprovadas numa câmara que segue as tendências das grandes capitais, apesar de eu achar completamente correta a proposta do Gilberto, onde o prefeito, o vice, os secretários e vereadores ganhariam o que um servidor público municipal, em nível de 3° grau ganham, apesar de achar completamente plausível termos uma coerência junto ao governo federal no que diz respeito à melhoria de remuneração dos servidores, apesar de achar muito boa a ideia da população ser mais ativa e melhorar o trajeto dos ônibus! Só não acho factível, só não acho que essa alçada seja de peixe pequeno, não creio que a população da "grandeza" esteja pronta para colocar, tão rápido, os pés no chão.


Baseado na entrevista de Gilberto Cunha ao Jornal Correio de Uberlândia (dia 25/09).

Nenhum comentário: