Se olhos dissessem tudo, não precisaríamos da boca, das mãos, ou de nenhum outro órgão ou artifício corporal. Parece até ser meio "Caetânico", mas os olhos não podem dizer tudo, pois existe um momento em que eles se fecham, mesmo abertos. Posso até ter caído na minha própria armadilha dizendo que os olhos não conseguem dizer tudo, ou posso ser pretensioso de mais só por pensar que por um olhar, tudo é decifrável, imaginável, talvez refutável, controlável...
"O pior cego é aquele que não quer ver", já dizia um ditado popular. Quer dizer que, para cada pessoa que enxerga dos olhos e não vê o que se passa... existem os olhos que não podem demonstrar tudo o que se passa para esses que dizem enxergar dos olhos.
Posso até ter sido mais didático que poético nessa colocação, mas juro! É o que eu sinto.
Digo de olhos fechados, que os olhos não são capazes de demonstrar tudo. Existe o advento do disfarce, que, se bem executado, pronto! Não existe leitura. Adeus feiura! Posso até ter sido, pessimista por de mais, quando disse que os olhos são falhos, mas, se eles estão instalados em cavidades humanas e esses, ditos humanóides, os controlam, logo eles são falhos. Esse trecho antecedente a este, pode até ter sido à la Bial, mas não foi!
Os olhos são puros, nos dizem a satisfação ou o contrário, nos mostram a alegria ou seu antônimo, mostram conjuntivites ou tersóis, remelas, cílios, cores, lágrimas, verdadeiras ou de crocodilo, nos mostram cansaço ou ânimo, resumindo, os olhos nos mostram o momento, nunca uma lembrança, um trauma, O PASSADO!
Podemos ver sofrimento em mãos calejadas ou marcas na pele. Podemos ver ansiosidade no suor das mãos ou no tremor dos pés. Podemos ver alegria em sorrisos, pulos, gestos. Podemos ver amor em palavras, toques...
Os olhos são falhos, mas não abdique deles quando a palavra não sair, o gesto não aparecer... Posso até ter sido profundo de mais ao falar dos olhos, que são coisas tão rasas e tão falhas. Mas fecho dizendo uma fala de um velho mágico. "A mão sempre será mais rápida que o olho". E o que isso tem a ver com o texto? Absolutamente nada!

Nenhum comentário:
Postar um comentário